Cirurgia de Braquioplastia - Dr. Adriano Medeiros

Procedimentos Cirúrgicos – Braquioplastia

Braços bem torneados e definidos, são atualmente o sonho de muitas mulheres! Quem não se orgulha de um braço bem trabalhado que dá graciosidade leveza a silhueta feminina. Vestidos decotados, camisas sem as mangas e a confiança de poder dar o famoso “tchauzinho” sem se preocupar com o excesso de gordura e pele que podem se acumular formando a temida “asinha de morcego.”
Fatores genéticos, má alimentação e sedentarismo associados a idade, podem ocasionar uma acúmulo de gordura localizada na região dos braços assim como a flacidez de pele. Uma perda de peso substancial como nos casos de pós operatório de cirurgia bariátrica também pode ocasionar a um excesso de pele nos braços. Para esses casos, está indicada a cirurgia plástica dos braços, conhecida como braquioplastia que visa devolver o contorno braquial, eliminando o excesso de pele e gordura, deixando a pele mais lisa, com contorno mais suave, resultando em uma aparência tonificada e mais jovial.

– Dúvidas mais frequentes sobre braquioplastia

O que é a braquioplastia?

Braquioplastia

Braquioplastia é a cirurgia plástica dos braços. Ela tem como objetivo remodelar o braço, suavizando e melhorando o seu contorno através da retirada do excesso de pele e gordura localizada entre a axila e o cotovelo.

Como é o pós operatório da cirurgia plástica dos braços (braquioplastia)?

A cirurgia dos braços tem uma média de 3-4 horas de tempo cirúrgico e geralmente é realizada sob anestesia geral. A paciente fica internada em regime hospitalar por 24 a 48 horas. Deve ser respeitado repouso relativo por aproximadamente 15 dias, momento em que são retirados os pontos.
A volta as atividades sociais se dá em 20 dias e as atividades físicas sem o uso dos braços com 30 dias. A liberação para atividades físicas como os braços se dá com 90 dias. Deve se usar uma meia manga compressiva por 24 horas nos primeiros 30 dias e depois 12 horas por mais 30 dias.
Recomendamos drenagens linfáticas para contribuir com a regressão do inchaço. O resultado definitivo se dá entre 10 a 18 meses.

Quais as principais indicações para a braquioplastia?

Os principais candidatos a cirurgia plástica dos braços, são aqueles que apresentam acúmulo de gordura e excesso de pele nos braços.
É uma cirurgia que deve ser indicada com muito cuidado, pois nem sempre a melhora obtida no contorno do braço da paciente compensa a cicatriz resultante, que pode ser extensa em determinados casos.

Como ficam as cicatrizes resultantes da cirurgia plástica dos braços?

As cicatrizes da braquioplastia variam de uma pequena cicatriz na axila (prega ou sulco axilar) nos casos de pequeno excesso de pele, podem se estender por uma cicatriz vertical até quase a prega do cotovelo posteriormente, nos casos de médio e grandes excessos de pele e tecido adiposo. É de fundamental importância o planejamento prévio e um entendimento entre o cirurgião e sua paciente, pois deve se levar em conta o benefício de se melhorar a forma do braço mas em contra partida de uma cicatriz resultante aparente.

Há perigo na cirurgia plástica dos braços?

Os riscos existem e são inerentes a qualquer cirurgia. Atualmente esses riscos são minimizados com um bom preparo da paciente, dos exames prévios e risco cirúrgico, além de um ambiente hospitalar preparado para a cirurgia, com suporte de CTI pós operatório. Um cuidado e pós operatório com respeito ao repouso e orientações, do acompanhamento de perto pelo seu cirurgião contribuem bastante para o sucesso da cirurgia.

No caso de novas alterações ponderais o que pode acontecer com o resultado?

No caso de novo ganho de peso e também devido a continuação do processo de envelhecimento, o resultado pode ficar mais pobre ou mesmo comprometido, necessitando assim de uma nova abordagem para se obter novamente um resultado satisfatório.