Cirurgia para remoção de ginecomastia

Procedimentos Cirúrgicos – Cirurgia de Ginecomastia

A ginecomastia é uma alteração nas mamas masculinas, cursando com o seu aumento anormal, suas causas são diversas e variam de distúrbios hormonais, uso de medicamentos e até mesmo predisposição genética. As mamas podem aumentar devido ao aumento da própria glândula mamária ou pela deposição de gordura localizada na mama masculina, conhecida como pseudoginecomastia.
É uma patologia que afeta muito a vida do homem, trazendo constrangimento, insegurança social e baixa estima.
A cirurgia para correção da ginecomastia tem como objetivo devolver ao homem sua auto estima, evitar traumas de convívio social e melhorar a vida do paciente. É um procedimento relativamente simples e que vem crescendo muito no Brasil.

– Perguntas frequentes

O que é a cirurgia de ginecomastia?

ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia é a cirurgia plástica para a redução das mamas masculinas, seja pelo acúmulo de gordura nas mamas, que dão o aspecto de mamas femininas, até o aumento da glândula mamária masculina propriamente dita. É uma cirurgia , que se inicia com uma lipoaspiração da região mamária e, quando indicado, a retirada do excesso da glândula mamária, terminando em um resultado natural, com a região do tórax mais harmônica e masculina.

Como são as cicatrizes da ginecomastia?

A cicatriz resultante da ginecomastia vai depender da quantidade de glândula que deverá ser retirada. Na grande maioria das vezes, é uma cicatriz pequena e discreta, localizada na região ao redor da aréola, inferiormente, como uma meia lua. A incisão feita para a lipoaspiração das mamas deixa uma cicatriz mínima de aproximadamente 0,5 cm, posicionada escondida.

Como é o pós operatório da ginecomastia?

A cirurgia para correção da ginecomastia tem uma média de 1 hora de duração e o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia cirurgia, não havendo necessidade de pernoite. Recomendamos repouso relativo em casa na primeira semana, até o sétimo dia, quando normalmente são retirados os pontos. A volta as atividades sociais e ao trabalho se dá em média após 10 dias e atividades físicas 30 dias. Deve-se usar um colete compressivo por um mês. O resultado definitivo acontece por volta de 6 meses de pós operatório.

Há perigos na cirurgia de correção da ginecomastia?

O risco existe sim, mas é minimizado devido ao fato de ser uma cirurgia rápida, feita sob anestesia local com sedação, se assemelha ao risco de ir ao dentista ( que também usa anestésico local ) . Raramente a ginecomastia sofre complicações sérias. Isso se deve a um bom preparo pré operatório do paciente e no caso de associação com outra cirurgia, fazer com ponderação.

A correção da ginecomastia pode ser associada a outras cirurgias plásticas?

Pode sim. Geralmente é associada a uma lipoaspiração de outras áreas além das mamas que tenha necessidade de retirada de gordura.
Optamos por associar com algum procedimento pequeno, como blefaroplastia, por exemplo, ou mesmo um procedimento maior como uma rinoplastia desde que isso não venha aumentar demasiadamente o tempo cirúrgico. É tudo uma questão de bom senso, sempre buscando a segurança do paciente.