Lift Facial - Dr. Adriano Medeiros

Procedimentos Cirúrgicos – Lift Facial

O que é ritidoplastia?

É a cirurgia plástica do rosto ou face. É um procedimento cirúrgico que visa melhorar os sinais de envelhecimento facial tais como flacidez de pele, sulcos pronunciados nas pálpebras inferiores, na região ao lado do nariz até o canto da boca (naso geniana) e perda no tônus muscular na região do terço médio da face e pescoço, que causam a perda do contorno da mandíbula (bochechas de buldogue) e a tão temida “papada”.

Como é feito o lifting facial?

Plástica do rosto

Na cirurgia é feito um reposicionamento das estruturas profundas da face e posteriormente a remoção do excesso de pele, sem puxar tanto a pele como era feito no passado. Isso proporciona um rejuvenescimento da face preservando o seu aspecto natural e proporcionando um realce do contorno facial como linha mandibular bem desenhada, que é característica marcante da face jovem. A cirurgia tem duração de 3 a 5 horas e pode ser realizada tanto com anestesia local com sedação quanto com anestesia geral.

Como é o pós operatório da cirurgia da face?

O pós operatório da ritidoplastia é praticamente indolor, a paciente fica internada em ambiente hospitalar por 24 horas. Os pontos são retirados a cada 7 dias por 3 semanas. Após esse período a paciente é liberada a retornar as atividades sociais e não se pode mais notar que a foi submetida a uma cirurgia plástica. Após 30 dias ela pode voltar as atividades físicas . O resultado final se dá entre 6 meses a 1 ano de cirurgia.

Como ficarão as cicatrizes da cirurgia da face?

O tratamento da face se dá por uma incisão contínua que se inicia na região temporal dentro do cabelo e contorna pela frente da orelha, dentro do sulco natural da orelha, passa para a parte de trás da orelha e termina no couro cabeludo. A cicatriz fica muito discreta, disfarçada pelo sulco e pelo cabelo praticamente imperceptível na maioria das pacientes.

Qual a idade apropriada para realizar a cirurgia?

Os melhores candidatos para esse procedimento são pessoas com sinais iniciais de flacidez na face e no pescoço e preservam a pele em boa qualidade que é na faixa dos 40 a 60 anos de idade, embora possa ser realizada em pacientes mais velhos com resultados bem satisfatórios.

Quantos anos vou rejuvenescer com o lifting facial?

Uma ritidoplastia bem feita, pode proporcionar uma aparência de 5 a 10 anos mais jovem. É muito importante salientar que apesar do grande efeito rejuvenescedor que a cirurgia proporciona, ela não interrompe o processo natural de envelhecimento, que continua ocorrendo. Isso faz com o paciente mantenha sempre um aspecto mais jovem do que aparentaria sem a cirurgia. Fatores como genética, nutrição, tabagismo e estilo de vida contribuem para a manutenção do resultado.