Laser - Dr. Adriano Medeiros

Procedimentos Não Cirúrgicos – Laser

O laser fracionado de gás carbônico (CO2) é utilizado na pele promovendo um rejuvenescimento celular. Essa propriedade é devido a afinidade do laser pela água em nossa pele e seu uso possibilita a sua vaporização com consequente cicatrização o que leva a um estímulo a produção de colágeno diminuindo cicatrizes traumáticas ou cirúrgicas, estrias e manchas na pele. O procedimento é simples e pode ser realizado no consultório do cirurgião plástico ou do dermatologista. Geralmente são necessárias 3 sessões em intervalos de 30 dias entre elas e o resultado é uma pele renovada, mais firme e jovem, com atenuação das manchas e marcas de expressão.

– Perguntas frequentes

O que é o laser fracionado de CO2?

O laser fracionado é um laser composto de gás carbônico, que tem grande afinidade pelas moléculas de água presente na pele. Ele age aquecendo essas moléculas de água causando a sua vaporização, e isso provoca um espaço de regeneração dessa pele que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização do tecido vaporizado que termina na retração da pele flácida.

Quais são as principais indicações para o uso do laser fracionado de CO2?

As principais indicações para o uso do laser fracionado de CO2 são principalmente, tratamento de cicatrizes de acne (uma de suas melhores indicações), tratamento de poros dilatados, atenuação de manchas na pele, rejuvenescimento da pele, estrias brancas e vermelhas, clareamento de olheiras e tratamento de rugas finas na região perioral e pés de galinha.

Como é o procedimento do laser fracionado?

Laser fracionado de CO2‏

É um procedimento que pode ser realizado no consultório do cirurgião plástico ou dermatologista, com uso de um creme anestésico tópico, de realização relativamente rápida (45 minutos aproximadamente). São necessárias 3 sessões para se atingir o resultado esperado num intervalo de 4 semanas (1 mês). O resultado definitivo ocorre de 4 a 6 meses após o procedimento.

Como fica a pele após a aplicação do laser fracionado?

Laser fracionado de CO2‏

Nos primeiros dias após o procedimento realizado, a pele tratada pode ficar rósea ou avermelhada e edemaciada (inchada) em algumas regiões principalmente nos locais onde a pele é mais fina como ao redor dos olhos. Entre o segundo e terceiro dias, ocorre a formação de uma pequena crosta que se solta facilmente e será eliminada. A pele volta ao normal ao fim da primeira semana.

Quais os cuidados especiais eu devo tomar após a aplicação do laser fracionado?

Os principais cuidados após a aplicação do laser fracionado são, evitar a exposição ao sol nos primeiros 15 dias após o procedimento para evitar o aparecimento de manchas na face, o uso de compressas geladas duas horas após o procedimento ajuda aliviar a ardência e desconforto, comuns nesse período. Hidratação da pele com cremes e proteção com filtro solares contra UVA e UVB nas áreas tratadas.

Quais são as principais contra indicações para o uso do laser?

As principais contra indicações ao uso laser são, gravidez, pacientes em uso de isotretinoína, herpes em atividade, pacientes em tratamento com imunossupressor como quimioterapia ou radioterapia, pacientes com sensibilidade a luz, como portadores de Lúpus ou pênfigo, e finalmente pacientes com lesão pigmentar suspeita como pintas e nevus suspeitos.