Toxina Botulínica - Dr. Adriano Medeiros

Procedimentos Não Cirúrgicos – Toxina Botulínica

O mercado da toxina botulínica vem crescendo muito nos últimos anos. No Brasil é o produto mais desejado pela maioria das mulheres e movimenta milhões de reais todos os anos. Os mais conhecidos e respondem pelos nome de Botox e Dysport. Eles agem principalmente paralisando a musculatura da face, em especial da região da testa, suavizando as tão temidas marquinhas de expressão e também ao redor dos olhos, acabando com os conhecidos pés de galinha! Pode ser usado como forma de prevenir as rugas, dando mais longevidade a uma pele sem marcas.

Muitos consideram o botox como fórmula da juventude!

– Perguntas mais frequentes

Como funciona a toxina botulínica no nosso organismo?

A toxina botulínica age impedindo a passagem do impulso elétrico entre o nervo e o músculo. Com isso, o músculo é paralisado. O uso do botox no campo da medicina estética se deve ao fato de que as rugas dinâmicas ( aquelas que ocorrem quando movimentamos a face ) são produzidas pela contração muscular. Logo, paralisando os músculos que produzem essas rugas, não haverá mais formação das rugas pelo tempo de ação do produto.

Quando devemos iniciar o uso do botox?

Não existe idade pré determinada para o início do uso desse produto. Ele pode ser usado desde muito jovem (20 anos) , no caso de pacientes muitos expressivas, que usam muito os músculos da testa e fazem rugas dinâmicas, como forma de prevenir a formação das rugas permanentes (aquelas que permanecem mesmo sem fazer contração muscular) ou em pacientes de meia idade ou até mesmo mais idosas como forma de rejuvenescer o rosto, seja de forma isolada ou complementando o resultado de uma cirurgia plástica.

Em quais as regiões da face a toxina botulínica pode ser usada?

Botox

A toxina botulínica pode ser usada com segurança na face nas seguintes regiões: na região frontal (linhas de expressão na testa), ao redor dos olhos, tratando as rugas conhecidas como pés de galinha, entre as sobrancelhas, tratando os vincos que acometem essa região, usado na região abaixo da sobrancelha visando elevar um pouco a sua cauda, o que indica jovialidade, rugas ao redor da boca e dos lábios e finalmente as tratar e suavizar as rugas da região do pescoço e colo.

É verdade que o botox tira a expressão do rosto?

A toxina botulínica pode sim deixar o rosto sem expressão, por isso o paciente deve procurar um cirurgião plástico ou dermatologista, para que seja aplicado o produto da maneira correta, de modo a deixar a pessoa com ar mais jovem, mas sem comprometer sua expressão facial. Uma aplicação feita em doses adequadas, melhora a pele, atenua as rugas e devolve as características mais joviais ao rosto com naturalidade.

A aplicação do botox é dolorosa? Quanto tempo dura o efeito?

Não. A aplicação é feita após do uso de um anestésico tópico e gelo local que fica agindo por aproximadamente 20 minutos antes de realizar o procedimento. O que se sente é um leve desconforto na região onde a agulha é introduzida, mas totalmente suportável. O efeito se dá entre 2 a 10 dias e dura em média de 4 a 6 meses.

Quais são os cuidados que devemos tomar após a aplicação da toxina botulínica?

Os principais cuidados devem ser tomados nas primeiras 4 horas depois da aplicação do botox. Recomendamos que a paciente não se deite nesse período para evitar a migração do produto para outro músculo não programado para ser paralisado. A paciente fica com um curativo de micropore na região aplicada e não pode fazer atividades físicas no mesmo dia.