F.A.Q. - Dr. Adriano Medeiros

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

GERAL

 

1) Quem está apto a realizar uma Plástica?

Qualquer pessoa que esteja ciente que a cirurgia plástica é um procedimento individualizado que você deve fazê-lo para si mesma, e não para satisfazer a vontade de alguém ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. Não há limite de idade, desde que a saúde esteja em boas condições. Por isso, é importante realizar todos os exames necessários.

 

2) Qual é a idade apropriada para uma Cirurgia Plástica?

Depende da cirurgia, a melhor idade deve ser definida pelo cirurgião plástico analisando as características individuais de cada paciente.

Para Otoplastia, cirurgia das orelhas, crianças a partir de 6 anos já podem realizar. Na Rinoplastia é preciso esperar o término do crescimento das cartilagens nasais, nas mulheres isso ocorre a partir dos 16 anos e nos homens a partir dos 18 anos. Já para o Implante das Próteses de Silicone é importante que a mama da paciente esteja totalmente desenvolvida.

 

3) Existe riscos na Cirurgia?

A Cirurgia Plástica deve ser realizada com médicos Cirurgiões Plásticos, credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em ambiente hospitalar e com uma equipe de profissionais bem preparados, quando isso é seguido, a chance de acontecer algo é muito rara. Os exames do pré-operatório e as restrições do pós-operatório são fundamentais para realizar uma cirurgia de sucesso.

 

4) Por que é importante o Cirurgião ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?

Para ingressar na SBCP, o interessado deve ser médico com especialização de dois anos em cirurgia geral, três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pela SBCP e/ou MEC, prestar e ser aprovado em prova escrita e oral, para se tornar membro especialista da SBCP, ou seja, ser membro da SBCP significa possuir habilidades e experiências necessárias para realizar uma cirurgia.

 

5) Como fica a cicatriz após a cirurgia?

Depende da cirurgia e da pessoa. O processo de cicatrização é individual e coligada a pré-disposição genética. Sempre que possível o Cirurgião Plástico opta por realizar a incisão em locais mais escondidos do corpo. É essencial no pós-operatório seguir as riscas as orientações do Cirurgião Plástico como por exemplo, não tomar sol no local. Com o passar do tempo, as cicatrizes vão se uniformizando ao corpo.

 

6) A anestesia geral oferece algum risco?

Há muitos pacientes que tem medo da Anestesia Geral, há uma cultura de medo em cima dessa anestesia muito grande que precisa ser desmistificado. Nem todos os procedimentos precisam ser realizados com a Anestesia Geral, mas não motivos de preocupação, hoje em dia a Anestesia Geral é uma das mais seguras que existe e você pode conversar com o médico anestesista para tirar todos os seus medos antes da cirurgia.

 

7) Qual o tempo de internação?

Procedimentos como Preenchimento com Ácido Hialurônico, aplicação de Toxina Botulínica, liberam o paciente instantes depois. Há pequenas cirurgias como a Bichectomia, por exemplo, que permite que o paciente passe apenas um dia no hospital, sendo liberado após a recuperação da anestesia. Já as cirurgias maiores ou quando é combinado mais de um procedimento na mesma cirurgia a internação pode em média 3 dias.

 

8) Em quanto tempo posso voltar à rotina?

Esse tempo é mais complicado de falar pois depende muito do tipo de procedimento realizado e da pré-disposição genética da pessoa. Alguns pacientes se recuperam mais rápido, outros demoram um pouco mais. Geralmente em 2 meses os pacientes podem voltar a sua rotina normal, tomando alguns cuidados, claro. Algumas cirurgias levam até 1 ano para completar todo o ciclo de recuperação, por isso é importante voltar nas consultas de retorno para que o Cirurgião Plástico possa acompanhar e liberar o paciente para as atividades normais.

 

RINOPLASTIA

Perguntas Frequentes sobre Rinoplastia

 

PRÓTESE DE MAMA

Perguntas Frequentes sobre Prótese de Mama

 

LIPOASPIRAÇÃO

Perguntas Frequentes sobre Lipoaspiração

 

ABDOMINOPLASTIA

Perguntas Frequentes sobre Abdominoplastia

 

LIFT FACIAL

Perguntas Frequentes sobre Lift Facial