Coxoplastia: Cirurgia Pós Bariátrica nas Coxas - adrianomedeiros.med.br/

Coxoplastia: Cirurgia Pós Bariátrica nas Coxas

A perda de peso é, provavelmente, o maior dos benefícios para a estética e também para a saúde. Os pacientes que foram submetidos a Cirurgia Bariátrica apresentam significativa redução de peso. Contudo, essa redução de quilos também traz algumas complicações, incluindo questões estéticas e de saúde. Um exemplo é o excesso de pele nos braços, nas coxas e no abdômen.

Para corrigir essa flacidez, há uma série de procedimentos pós-bariátrica e hoje eu falarei especificamente sobre a Coxoplastia.

Se você já fez a redução de estômago ou está se preparando para a cirurgia e já quer saber como acontece a Coxoplastia ou Lift de Coxa, confere as dicas nesse post que contarei tudo.

O que é a Coxoplastia pós-bariátrica

A Coxoplastia é a cirurgia plástica para tratamento da flacidez e excesso de pele nas coxas. A flacidez na região interna das coxas pode surgir após o emagrecimento, efeito sanfona com alternância entre ganho e perda de peso, envelhecimento e, em alguns casos, pela própria característica da pele de cada paciente.

Principais indicações e contraindicações para a Coxoplastia

A indicação da Coxoplastia é para todas as pessoas que passaram pelo processo de redução de estômago e apresentam excesso de pele, gordura e flacidez na região das coxas, culotes e joelhos.

Pacientes pós-bariátricos apresentam um tipo de flacidez mais dramático, com aspecto de pele derretida. Essa grande quantidade de pele, além de causar desconforto estético, pode desenvolver feridas, dermatites nas dobras, problemas na postura do paciente, dificuldade de higienização, dificultando a exposição das pernas com roupas mais curtas no verão ou de roupas mais justas, pela dificuldade de acomodação da pele em excesso e etc. Se você se encaixa nesse caso, pode buscar a ajuda médica para realizar o procedimento.

Contudo, apesar de ser um procedimento comum para muitos pacientes que passaram pela bariátrica, a coxoplastia só é indicada se você já tiver uma perda de peso considerável e já estiver com pelo menos 6 meses de peso estabilizado.

Como é feito o procedimento

A Coxoplastia feita para pós-bariátrica é realizada através de incisões na virilha que podem se estender para baixo, até o joelho, ao longo da parte interna da coxa.
Melhorar o contorno da parte externa da coxa pode requerer uma incisão diferente. Através destas incisões, o cirurgião plástico irá definir os tecidos, objetivando contornos mais suaves.

A cirurgia é realizada com anestesia geral, e geralmente é associada a lipoaspiração para melhorar o contorno local e a tração dos tecidos. A extensão do corte depende da quantidade de pele a ser removida, e é posicionada na parte interna da coxa, com extensão para a virilha se necessário.
Todo o procedimento dura de 3 a 5 horas e é utilizada anestesia geral ou peridural com sedação. A internação pode acontecer de 3 a 7 dias, dependendo do paciente.

A maior dúvida quanto ao procedimento é sobre a cicatriz. Nesse momento, a experiência do seu cirurgião conta bastante. Ele pode deixar a cicatriz em uma posição estratégica, permitindo que após a recuperação total do paciente, ela fique quase que imperceptível.
A qualidade da cicatriz depende das condições da pele local e da genética do paciente.

Para reduzir o inchaço o uso de malhas compressivas é recomendado por pelo menso 60 dias, assim como sessões de drenagem linfática nas pernas, que podem ser iniciadas 48 horas após a alta .

 

Principais dicas para um pós-operatório tranquilo

Por ser uma cirurgia bastante invasiva, o pós-operatório necessita de cuidados delicados. Mas a recuperação é geralmente tranquila se forem respeitadas as orientações médicas para evitar grandes esforços com as pernas, carregar peso, manter a movimentação com caminhadas graduais para evitar trombose, realizar a higienização corretamente, sendo necessário lavar a região operada com água e sabão e manter sempre seca para evitar infecção ou fungo.

O consumo de bebidas alcóolicas e cigarro devem ser suspensos também. É mais que importante que o paciente siga com uma dieta bastante equilibrada, evitando o ganho de peso até o final do pós-operatório.

Embora seja possível andar já no dia seguinte da cirurgia, é necessário que o paciente mantenha um repouso relativo por cinco a sete dias, mantendo as coxas fechadas para não forçar a cicatriz. Já o retorno para ginástica, corrida e atividades de maior impacto é liberado pelo médico geralmente após 60 dias da cirurgia, de acordo com as condições de cada paciente.

A drenagem linfática também será indicada na maioria dos casos. Esse procedimento ajuda a eliminar o líquido acumulado no corpo, além de reduzir o inchaço pós-cirúrgico.

 

Resultados


Dependendo do paciente, os resultados vêm com até 2 anos. É preciso aguardar a cicatrização total, a recuperação do tecido e outras mudanças que provavelmente acontecerão. Claro que, até esse prazo terminar, você perceberá como o seu corpo mudou. Já após o primeiro mês é possível notar grandes mudanças trazidas pela coxoplastia.

 

Riscos

Uma cirurgia plástica, assim como, qualquer outro procedimento cirúrgico pode apresentar complicações. Cada organismo reage de forma diferente ao procedimento cirúrgico, desta forma a evolução de um paciente pode ser diferente de outro que foi submetido ao mesmo procedimento. Assim, a maioria dos pacientes evolui sem problemas no pós-operatório, mas existe uma pequena parcela que pode apresentar alterações em sua recuperação, evoluindo com complicações.

As complicações cirúrgicas podem acontecer, mas quando identificadas e tratadas adequadamente são revertidas e evoluem bem na quase totalidade dos casos. As mais comuns em cirurgia são:

  • Hematomas e sangramentos
  • Alterações cicatriciais
  • Infecção
  • Seromas
  • Necrose de tecidos
  • Alteração de sensibilidade cutânea
  • Trombose venosa
  • Complicações anestésicas
  • Reações alérgicas às medicações

Agora que você conheceu mais sobre a Coxoplastia para pós-bariátrica ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Você pode conversar com seu médico sobre todo o processo ou deixar sua pergunta aqui embaixo que eu responderei!

Leia também o post Pós-Bariátrica nos braços e descubra como é a cirurgia reparadora para quem fica com excesso de pele nos braços.

Quero ainda convidar você para acompanhar minhas redes sociais e conhecer ainda mais sobre cirurgias plásticas e muito mais. Siga meu  Facebook, Youtube e Instagram!

Até a próxima!

Sem Comentários

Poste seu comentário

×
Fale com a gente!