Mitos e Verdades sobre a Hidrolipo - adrianomedeiros.med.br/

Mitos e Verdades sobre a Hidrolipo

 

A busca pelo corpo perfeito e cheio de curvas é algo frequente em nosso país. Sabemos o quanto os brasileiros são lindos e vaidosos por natureza e, por esse motivo, se tornam adeptos a procedimentos que valorizam o contorno corporal.

A Hidrolipoaspiração utiliza como base a técnica da lipoaspiração tradicional. O que difere é a anestesia aplicada, que no caso da hidrolipo, pode ser a local. A concentração dos anestésicos locais também muda, ou seja, ao utilizar anestesia local pura, a dose destes medicamentos chega muito próxima ou ultrapassa a dose tóxica. Por isso é fundamental que toda hidrolipo deva ser realizada na presença de um anestesista, para monitorar o paciente e para associar uma sedação no caso da utilização da anestesia local ou peridural, e é claro, em ambiente hospitalar.

Gosto de frisar que embora muitos médicos digam que a hidrolipo possa ser feita no consultório, essa prática não é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma vez que o consultório médico não é equipado para socorrer o paciente caso aconteça qualquer situação.

Além disto, como o anestésico é aspirado juntamente com a gordura, seu efeito acaba mais rápido, o que permite que remova pequenos depósitos de gordura, conseguindo retirar aproximadamente de 300 ml a 500 ml de gordura.

 

O que é Hidrolipo e como funciona?

Sem a necessidade de uma grande incisão e anestesia geral, a hidrolipo tem sido a indicação de médicos cirurgiões para quem deseja dar um contorno e uma aparência melhor a parte específicas do corpo e retirar uma quantidade menor de gordura localizada. Por esse motivo, este está sendo o procedimento cirúrgico que muitas pessoas procuram quando se aproxima o verão.

O anestesista vai aplicar uma anestesia local com sedação e através de uma pequena incisão vai fazer a retirada de gordura de regiões separadas e pontuais do seu corpo com o mínimo de agressão possível, usando cânulas maiores e mais grossas, do que na lipoaspiração, devido a anestesia aplicada e a natureza objetiva do procedimento.

Indicação e Contra Indicação 

É necessário que todos as pacientes passem por um rigoroso pré-operatório com consultas e exames específicos para determinar se a paciente está mesmo apta a realizar o procedimento.

Homens e mulheres que tenham mais de 18 anos e estejam em boas condições de saúde já podem dar início ao pré-operatório. Após passar pelas primeiras consultas, o médico cirurgião faz uma entrevista e solicita os exames clínicos e laboratoriais comuns à todos os procedimentos cirúrgicos.

As principais contraindicações são caso a paciente esteja com excesso de peso, ou tenha alguma alteração nos exames, pois o procedimento tem foco em refinamento e acabamento corporal onde você poderá submeter apenas pequenas partes específicas do corpo. Essa é, consequentemente, uma das grandes vantagens do processo inclusive.

A hidrolipo pode ser feita em todas as partes do corpo, sendo possível moldar o formato das coxas, dos braços, da região do abdômen, dos quadris e muitas outras.

Vale lembrar que a hidrolipo trata áreas específicas e separadas. Você não consegue uma formatação completa do seu corpo de uma única vez. Somente nas partes determinadas que passam pela cirurgia.

Para quem deseja ter um contorno corporal harmônico mais completo, eu indico a lipoaspiração. Eu já produzi um conteúdo onde contei tudo sobre a lipoaspiração.

Pós Operatório  

A hidrolipo não exige uma longa internação. Com no máximo 24 horas você provavelmente já recebe alta e pode ir para casa. A cirurgia em si dura entre 30 minutos e 3 horas. Esse tempo varia de acordo com a delicadeza da área operada ou da quantidade de gordura que será tirada.

O pós-operatório não chegar a ser complexo. A orientação é que você tenha entre 3 e 7 dias de descanso, também variando de acordo com o que foi tratado.

Durante o período de pós-operatório é preciso seguir uma dieta balanceada, suspender bebidas alcóolicas e, principalmente o cigarro.

É recomendado que a paciente tenha um repouso na primeira semana, faça uso de cintas compressivas, faça drenagens linfáticas, tenha uma alimentação rica em proteínas e colágeno, tenha uma hidratação correta e durma de forma adequada.

A região operada pode apresentar hematomas, um leve sangramento e, caso isso aconteça, informe ao seu médico imediatamente.

Quais são os Riscos?

Sempre gosto de frisar que qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos. Contudo, uma técnica quando é realizada com toda segurança e em um ambiente propício, esses riscos reduzem consideravelmente.

Com a hidrolipo não é diferente. Você precisa realizar todas as consultas e exames, conversar com seu médico para que ele conheça as suas limitações e também para que explique nessas entrevistas todas as necessidades que a cirurgia pede.

Apesar de ser uma dica padrão para qualquer procedimento, é importante que você observe se o local onde a sua hidrolipo será realizada cumpre com todas as exigências da ANVISA. Isso evita infecções mais graves ou complicações para a sua saúde.

Quando o procedimento é feito em consultórios médicos, esses riscos aumentam consideravelmente, um exemplo é que com a anestesia, corre-se o risco de choque anafilático, podendo gerar consequências catastróficas para a paciente.

Observe que um consultório não possui meios para intervir em qualquer intercorrência que possa acontecer durante a cirurgia. Então de novo, nunca aceite fazer este procedimento cirúrgico e qualquer outro em um consultório!

Leve em conta que em qualquer procedimento existe a possibilidade de acontecerem essas intercorrências, mesmo que pequena, e como acabei de falar essas intercorrências podem levar a resultados catastróficos para a vida da paciente.

A melhor solução é sempre buscar um médico cirurgião especializado, um hospital com toda a estrutura necessária, com CTI, com anestesista na sala de operação e que tenha disponível uma equipe competente. Somente nestas condições você tem aparato ideal para te trazer segurança durante sua cirurgia, aumentando consideravelmente as chances de seu procedimento ser um sucesso.

Quando não há tudo isso oferecido para o paciente, os riscos são aumentados consideravelmente como já repeti algumas vezes. Então dê prioridade para sua vida e seu bem estar, não aceite fazer procedimentos em consultórios somente por serem mais baratos!

 

Conclusão 

A hidrolipo é uma cirurgia relativamente indicada para homens e mulheres que precisam de uma pequena mudança no corpo.  Por ser menos invasiva, exige uma recuperação mais rápida. De fato, é um tipo de procedimento que está muito em alta no Brasil. Ainda assim é importante seguir todas as orientações médicas com atenção.

Inclusive a hidrolipo que também é uma cirurgia que precisa de atenção e competência por parte do profissional.

O segredo para um bom resultado de qualquer procedimento cirúrgico também está em você cumprir a risca todas as orientações do seu médico. Descanse, tome os medicamentos quando indicados e siga uma rotina mais saudável. Como resultado você terá aquele corpo desejado em pouco tempo.

Gostaram de conhecer mais sobre a Hidrolipo ? Se ficou alguma dúvida sobre esse tema, deixa aqui nos comentários!

Também não deixe de acompanhar minhas redes sociais para conhecer ainda mais sobre cirurgias plásticas e muito mais.

Acesse meu Facebook, Instagram e Youtube!.

Até a próxima semana!

Até mais!

Sem Comentários

Poste seu comentário

×
Fale com a gente!