Rinoplastia: Expectativa e Realidade - adrianomedeiros.med.br/

Rinoplastia: Expectativa e Realidade

A Rinoplastia é uma cirurgia que ajuda a realçar a harmonia facial, mas muitas pessoas buscam um cirurgião plástico para ficarem parecidos com aquela atriz que admiram, outras para voltar a exata aparência que tinham após um acidente ou para retomar as idades perdidas.


Todas têm em comum, expectativas que podem não se concretizar, por isso hoje vamos falar da expectativa e da realidade na rinoplastia

 

Hoje vamos falar sobre:

      
·         Causas
·         Riscos e complicações
·         Expectativas fora da realidade
·         Expectativas do Pré-operatório
.         Expectativas do pós-operatório
.         A expectativa do resultado

.         Conclusão

Causas


A estrutura nasal pode ser comprometida por razões que vão desde a genética, sendo característica passada ao longo de gerações, lesões causadas por acidentes de carro, por exemplo ou por problemas funcionais como desvio de septo que são causa e efeito de angulações imperfeitas.

 

Riscos e complicações



A Rinoplastia é um dos procedimentos mais complexos e importantes, entre as cirurgias plásticas, porque o nariz exerce papel fundamental na harmonia do rosto. Por isso, vou repetir ao longo do texto, é muito importante que antes de se submeter a essa cirurgia, o paciente procure um cirurgião qualificado e especializado neste tipo de ação cirúrgica.

Mesmo que complexo e importante, a rinoplastia tem um índice baixo de complicações dentre as cirurgias plásticas. As complicações mais comuns são o sangramento e o aparecimento de edemas.

Já as complicações mais sérias, geralmente são resultado de um procedimento mal executado gerando desvio severos da ponta, dificuldade respiratória.

 

Expectativas fora da realidade


A Rinoplastia é um dos procedimentos que mais levam as pessoas aos consultórios e na maioria das vez, com falsas expectativas sobre todo o  procedimento, desde o começo, até quando os resultados realmente poderão ser percebidos.

Em todos os casos, o resultado da Rinoplastia pode causar uma grave frustração porque os resultados alcançados, mesmo que sejam os melhores possíveis, não vão ser exatamente como o desejado.

 

Expectativas do Pré-operatório

 

Desde os primeiros passos para fazer a Rinoplastia, as expectativas já são quebradas.

Apesar de ser considerado um procedimento simples, como todo procedimento cirúrgico, exige um conjunto de cuidados que deve ser seguido rigidamente pelo médico e pela paciente.

 

  • Conversar com o médico sobre tudo que envolva a cirurgia, os motivos e objetivos
  • Realizar todos os exames exigidos pelo médico como: exame de sangue, risco cirúrgico, até exames psicológicos
  • Informar sobre o uso regular de medicamentos ou substâncias e principalmente se é alérgico a algum deles.
  • Não fazer uso de medicações contendo ácido acetilsalicílico
  • evitar o uso de medicamentos anti inflamatórios
  • não consumir bebidas alcoólicas antes da cirurgia
  • Programar férias, de preferência junto com as férias escolares, para evitar se esforçar no pós-operatório

 

Expectativas do pós-operatório

 

É muito comum as pacientes acharem que a recuperação da Rinoplastia é rápida e as vezes quase instantânea. Nesse momento, mais uma vez a expectativa foge e bastante da realidade.

 

A paciente, ainda tem que seguir fielmente a todas as recomendações médicas, correndo o risco de ficar cada vez mais distante de um resultado satisfatório.

 

Primeiro, a recuperação da rinoplastia não é igual para todos.mas há algumas situações recorrentes das quais é bom você estar ciente.

 

Dor

 

É comum que mesmo que por um período pequeno,  a paciente sinta alguma dor no local nos primeiros dias após o procedimento, ficando mais amena como o passar do tempo.

 

Sangramento

 

Outro sintoma bem comum, é um leve sangramento na primeira semana depois da cirurgia. Bom lembrar que em caso de sangramento mais grave, o médico deve ser consultado.

 

Inchaço e hematomas

 

Normalmente o inchaço e os hematomas, vão aparecer na região operada e na região dos olhos e das bochechas. O que pode variar de paciente para paciente.

 

Os hematomas, geralmente podem aparecer depois da primeira e da segunda semana de recuperação.

 

O inchaço vai diminuir depois de algumas semanas mas até lá, além disso, pode sentir o nariz entupido devido ao inchaço.

 

Rotina de exercícios, trabalho e dia a dia

 

Mesmo que se sinta bem depois de apenas dois ou três dias, é preciso seguir a recomendação medica para evitar fazer qualquer esforço ou voltar as atividades cotidianas.

 

Os pontos e a tala, geralmente são retiradas após uma ou duas semanas, tempo para começar a voltar aos poucos a rotina.

 

Para evitar o aumento da pressão e possíveis lesões, os médicos podem liberar a pratica de exercícios leves, três semanas após a cirurgia.

 

Exposição ao sol e ao calor

 

Outro cuidado no pós-operatório, é evitar a exposição ao sol e a temperaturas mais altas.

A pele do nariz ficará mais sensível, o que pode aumentar as chances de aparecerem manchas na pele e ficar descamada. Esse cuidado leva em torno de três meses.

 

A expectativa do resultado

 

A expectativa é que o resultado vai ser imediato e que vai ficar mais bonita logo após a Rinoplastia, mas nos meses que vão se seguir, o nariz e a aparência vão se alterar conforme os cuidados e a qualificação do médico, podendo levar menos ou mais tempo.

Além disso, a paciente espera que o nariz fique exatamente como sonhado, mas a realidade é que mesmo que o cirurgião seja qualificado e de confiança, o resultado além de nem sempre ser perfeito, dependendo como já falei, do esforço da paciente e do médico.

 

 

Conclusão

 

O objetivo da rinoplastia, assim como qualquer cirurgia, é que seja um procedimento que proporcione bem-estar do paciente, além de estimular sua autoestima positivamente e não alcançar uma beleza fora da realidade da paciente.

 

É sempre bom lembrar que antes de decidir fazer um cirurgia, você deve conversar com um médico de confiança para ficar ciente sobre tudo o que falei do pré-operatório e pós operatório, manter as expectativas dentro da realidade e deixar a cirurgia mais segura.

 

Gostou do artigo desta semana? Pode deixar suas dúvidas nos comentários que sexta-feira vou responder no Direto ao Ponto no meu canal noYoutube e para saber mais sobre a Rinoplastia, não deixa de me seguir no Facebook e Instagram. 

E para falar comigo sobre consultas e procedimentos você me encontra no meu consultório é só ligar 21 3385-4081 e agendar uma visita.

 

Comment ( 1 )

  • David Zago

    Gostaria de saber o preço médio da rinoplastia.

Poste seu comentário

×
Fale com a gente!